Ceratocone: pra que transplante?
CERATOCONE
Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea, de caráter progressivo e muitas vezes hereditário, que acomete ambos os olhos de forma desigual.
A córnea se torna mais fina e fraca, encurvando e ocasionando altos graus de miopia e astigmatismo que, consequentemente diminuem a visão.
Até há pouco tempo atrás, uma das únicas formas de tratamento do ceratocone consistia no transplante de córnea e só era indicado para os casos avançados da doença.
Atualmente, novos métodos de tratamento se mostram muito eficazes para impedir a piora do ceratocone quando este é detectado precocemente e acompanhado adequadamente.
CROSS-LINKING
O Cross-linking consiste em um método seguro e cientificamente comprovado de tratamento do ceratocone no qual há um fortalecimento e enrijecimento das fibras de colágeno da córnea através de um “banho”de luz ultra-violeta da mesma após a colocação de colírio preparado a base de vitamina B (riboflavina).
ANEL INTRA-ESTROMAL CORNEANO
Ambos os tratamentos tem a sua indicação precisa e visam promover a melhor visão possível e impedir o avanço do ceratocone.
« Voltar